segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Aula 1 - Introdução ao Curso

A computação ubíqua tem como finalidade tornar o uso dos computadores mais amigáveis e agradáveis. Para tanto, a computação tem se tornado onipresente auxiliando as pessoas na execução de suas tarefas de uma maneira quase imperceptível. No entanto, para atingir estes objetivos, tem-se a criação de novos cenários, em que emergem novos paradigmas e desafios no desenvolvimento de software. Diante disso, o estudo de técnicas de desenvolvimento de software para computação ubíqua, observando as boas práticas de engenharia de software, tem se tornado extremamente importante.

Neste contexto, a disciplina de Tópicos IV tem como objetivos apresentar aos alunos os principais conceitos envolvidos no processo de desenvolvimento de aplicações para computação ubíqua e mostrar as principais tecnologias envolvidas nesse processo.

A disciplina é ministrada professor Lincoln Souza Rocha (email: lincolnrocha [at] ufc [dot] br - twitter: @lincolnsrocha) e possui encontros presenciais às segundas e terças-feiras em sala de aula.

Vejam alguns vídeos ilustrativos/motivadores sobre Computação Ubíqua apresentados na primeira aula da disciplina em ordem cronológica mostrando as visões futuristas ao longo do tempo:

HP CoolTown Video

Microsoft Future Vision: Healthcare

Microsoft Sustainability: Productivity, Future Vision

A Day made of Glass

As notas de aula referentes a esta aula, ministrada em 14/02/2011, podem ser baixadas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário