A computação ubíqua tem como finalidade tornar o uso dos computadores mais amigáveis e agradáveis. Para tanto, a computação tem se tornado onipresente auxiliando as pessoas na execução de suas tarefas de uma maneira quase imperceptível. No entanto, para atingir estes objetivos, tem-se a criação de novos cenários, em que emergem novos paradigmas e desafios no desenvolvimento de software. Diante disso, o estudo de técnicas de desenvolvimento de software para computação ubíqua, observando as boas práticas de engenharia de software, tem se tornado extremamente importante.
Neste contexto, a disciplina de Tópicos IV tem como objetivos apresentar aos alunos os principais conceitos envolvidos no processo de desenvolvimento de aplicações para computação ubíqua e mostrar as principais tecnologias envolvidas nesse processo.
A disciplina é ministrada professor Lincoln Souza Rocha (email: lincolnrocha [at] ufc [dot] br - twitter: @lincolnsrocha) e possui encontros presenciais às segundas e terças-feiras em sala de aula.
Vejam alguns vídeos ilustrativos/motivadores sobre Computação Ubíqua apresentados na primeira aula da disciplina em ordem cronológica mostrando as visões futuristas ao longo do tempo:
A disciplina é ministrada professor Lincoln Souza Rocha (email: lincolnrocha [at] ufc [dot] br - twitter: @lincolnsrocha) e possui encontros presenciais às segundas e terças-feiras em sala de aula.
Vejam alguns vídeos ilustrativos/motivadores sobre Computação Ubíqua apresentados na primeira aula da disciplina em ordem cronológica mostrando as visões futuristas ao longo do tempo:
HP CoolTown Video
Microsoft Future Vision: Healthcare
Microsoft Sustainability: Productivity, Future Vision
A Day made of Glass
As notas de aula referentes a esta aula, ministrada em 14/02/2011, podem ser baixadas aqui.
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